Quem já passou pela fase do vestibular sabe, esse é um período de pressão, ansiedade, sofrimento e ao mesmo tempo, alegria, alívio e muita expectativa para o futuro que está chegando.

O último ano do ensino médio é um misto de sentimentos, como descrevemos e também de cansaço, os alunos sentem um peso a mais.

Pensando nisso e na possível melhora de rendimento, foi criado a chamada ‘’semana do saco cheio’’. Você já ouviu falar nessa semana? 

Em nosso artigo de hoje vamos explicar como funciona a semana mais esperada do ano para os alunos. Confira.

Afinal, o que é semana do saco cheio?

Saber o que é a semana do saco cheio é bem fácil, afinal, o próprio nome já consegue nos dizer muita coisa.

É mesmo uma semana para os alunos esquecerem a escola, o vestibular e todo esse momento de pressão, simplesmente por estarem de saco cheio de tudo isso.

Ela acontece em um mês onde realmente os alunos conseguem estar desgastados, mas ao mesmo tempo, eles ainda precisam enfrentar provas importantes como vestibular e o próprio ENEM.

Por isso, essa semana costuma acontecer entre os dias 12 e 15 de outubro, semana cheia de feriados ou datas comemorativas, para que não se perca tanta aula.

Essa semana também é conhecida como ‘’semana da primavera’’.

A semana do saco cheio foi criada no Brasil, no ano de 1982, onde os alunos aproveitaram as emendas de feriados para tirar um descanso a mais dos estudos.

Mas há quem diga que foi ‘’inspirada’’ em uma semana alemã onde os alunos têm recesso da escola para auxiliar os pais na colheita de vegetais.

Todas as escolas e cursinhos pré vestibulares adotam a semana do saco cheio? 

Não! Devemos lembrar que a semana do saco cheio não é um evento obrigatório, dessa forma, nenhuma escola ou mesmo cursinho é obrigado a adotar.

Porém, a grande maioria das instituições adotam essa prática para justamente dar um descanso e / ou uma pausa para seus alunos.

Podemos ver diversos formatos, como por exemplo, escolas que deixam os dias realmente livres para descanso e o aluno faz o que quiser nesse período.

Escolas que promovem algo mais cultural para distração e novos conhecimentos em formato diferente, com presença obrigatória ou em algumas presença facultativa.

Há ainda escolas que organizam viagens nessa semana, uma forma dos alunos se despedirem do ensino médio de uma forma diferente.

Opções não faltam para dar uma folga para os alunos durante esse período.

Mas a semana do saco cheio não pode atrapalhar o aluno?

Por ser um momento mais decisivo na vida dos alunos, muitas pessoas acabam pensando que essa pausa pode atrapalhar, tirar o foco e afins.

Claro que isso vai depender muito de cada aluno e do ritmo de estudo que cada um consegue ter.

Mas de forma geral, se a pausa for bem programada nas instituições não tende a atrapalhar, ao contrário, pode ser considerado até mesmo positivo para o desempenho dos alunos.

Facebook Comments

Receba dicas para viajar sem crise!

Cashback na reserva de hotel