O que fazer em Bonito

o que fazer em bonito

O município de Bonito, localizado no estado do Mato Grosso do Sul, está a 300 quilômetros da capital Campo Grande e é destino obrigatório na região Centro-Oeste. A cidade, centrada no entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, é famosa por suas paisagens marcantes, águas cristalinas, grutas e cachoeiras. Com tantas opções de atividade, o que fazer em Bonito?

No local, existe um intenso controle turístico então é recomendado entrar em contato com uma agência de viagens para agendar e comprar antecipadamente os passeios. Tal atitude garantirá que você não vá perder nenhuma oportunidade, além de oferecer pacotes com preços mais em conta. Muitas vezes, os hotéis indicam agências conveniadas o que pode ser muito interessante para o viajante.

Como viajar para Bonito é usufruir majoritariamente de turismo ecológico, quem for para a cidade deve estar preparado para passar o dia todo fora e, portanto, não deve esquecer protetor solar e repelente. Além disso, os ingressos para as atrações são limitados e concorridos, por isso é recomendado programar a viagem com bastante antecedência para consegui-los.

Vamos descobrir o que fazer o que fazer em Bonito?

Gruta do Lago Azul

Esta gruta é definitivamente um dos locais que todos precisam visitar em Bonito. A caverna inundada por um rio de águas cristalinas, que adquirem tom de azul intenso devido à luz do Sol, é simplesmente deslumbrante. A gruta foi tombada como patrimônio pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1978. Além de ser cartão postal do município também é conhecida por terem sido encontrados no local dois fósseis pré-históricos o que torna uma visita à Gruta do Lago Azul ainda mais imprescindível.

Projeto Jiboia

Para aqueles que são fascinados com répteis o Projeto Jiboia é o lugar certo. O projeto se baseia em oferecer palestras educativas em tom descontraído sobre a Jiboia e todo o universo das serpentes. No local, o visitante tem a oportunidade de observar os animais em seus terrários e, ao final da apresentação, os corajosos podem tirar uma foto com a cobra no pescoço.

Taboa Bar

O Taboa Bar é referência na vida noturna bonitense tendo em vista que o bar e restaurante pertence à fábrica de uma das bebidas mais tradicionais da cidade, a taboa. A bebida é um símbolo do município e atualmente está registrada no Ministério da Agricultura pelo Grupo Taboa, que conta com o bar, boutique, ateliê e fábrica. O turista pode visitar o prédio onde são produzidas a bebida e sua embalagem,  ambos artesanalmente e, ao final da visita, é oferecida uma degustação de 12 variedades de taboa, produzida exclusivamente pelo estabelecimento.

Passeios no Rio Formoso

Quem gosta de aventura com toda certeza vai se interessar pelo Parque Ecológico Rio Formoso. O parque oferece atrações variadas para percorrer a extensão do Rio Formoso como por exemplo o boia cross, uma descida no rio com uma boia. Além disso, existem as opções de cavalgada, trilha nas margens do rio ou mesmo aproveitar o dia na Lagoa Formosa, exclusiva do parque. Todas as atividades realizadas no local têm acompanhamento de monitores e de uma infraestrutura preparada para os visitantes.

Voo de Paratrike

O paratrike, apesar de ser uma atração recente na cidade não deixa de ser imperdível. Os voos são realizados no campo do antigo aeroporto da cidade pela agência de turismo Echoes Tour. A modalidade de voo é perfeita para ver Bonito de cima e recomenda-se ir no período do pôr-do-sol para uma experiência ainda mais mágica. Vale lembrar que esta atração pode não estar disponível dependendo das condições do vento no momento.

Arvorismo

Mais uma atração que Bonito oferece no eixo aventureiro é o arvorismo. Você pode ter essa experiência no Hotel Cabanas que possui um circuito com 18 obstáculos e duas tirolesas de 60 metros de comprimento. Mesmo com cabos de aço e cordas, é impossível não sentir um frio na barriga já que o percurso, que possui 400 metros de extensão, chega a até 15 metros de altura. Para as crianças, a infraestrutura possibilita que os pequenos façam o passeio desacompanhadas.

Flutuação

Essa modalidade de passeios é certamente a mais famosa em Bonito. Com uma roupa de neoprene e snorkel, o turista desce os rios de águas cristalinas através da força da correnteza. Os guias além de orientar o passeio também distribuem coletes salva-vidas, que são obrigatórios na maioria das flutuações, possibilitando que quem não saiba nadar também possa participar.

Haja vista que cada flutuação é única, vale a pena conferir mais de uma. A flutuação conhecida por ser a mais bonita de bonito é a do Rio da Prata. Para chegar até lá o Recanto Ecológico Rio da Prata oferece guias para realizarem uma trilha e depois a descida no rio. Mas existem outras opções como por exemplo a flutuação do Rio Sucuri, da Lagoa Misteriosa ou do Rio Formoso.

Cachoeiras

Bonito oferece inúmeras cachoeiras para conhecer, porém recomendamos a visita à Estância Mimosa. A fazenda oferece um passeio por uma trilha de aproximadamente 3 quilômetros que percorre a mata ciliar do Rio Mimoso. O percurso passa por 9 cachoeiras, 2 plataformas de salto e 4 mirantes sobre a Serra da Bodoquena. O caminho pela mata torna a observação da fauna e da flora do local única. Sendo assim, todas essas características se somam para tornar o passeio num dia inesquecível. Além disso, o local oferece almoço e é conhecido pelo sabor incrível do seu doce de leite caseiro.

Agora que você já sabe o que fazer em Bonito, corra e reserve seu hotel!

Posts relacionados: