Como usar o metrô de Nova York: guia prático

COMO USAR O METRÔ DE NOVA YORK:

Um dos locais mais famosos no mundo é Nova York, uma das grandes cidades dos Estados Unidos. Possui vários pontos turísticos famosos, e a melhor forma de se locomover é com o metrô. Mas como usar o metrô de Nova York?

Sim, seu metrô, um ponto que pode gerar dúvidas de como se guiar, mas é algo que pode ser explicado de forma prática.

Como? Prossiga com a leitura do artigo e veja como usar o metrô de Nova York, entendendo preços e seu mecanismo de forma simples.

Um metrô diferente

 Antes de tudo, não é um metro com formato de “teia”. As linhas não se cruzam, funcionando mais como uma coleção de trens, que em algum ponto se conectam.

Isso gera a vantagem de possuir linhas de trem retas e diretas, sem voltas e poupando tempo ao passageiro. A desvantagem é que você deve conhecer bem o itinerário da linha desejada, senão se perde.

E se você se perder… as linhas englobam o Bronx, ao norte, Brooklyn, ao sul, a ilha toda de Manhattan e até o Aeroporto JFK.

Por isso, algumas direções precisam ser dadas, para assim as rotas serem planejadas com antecedência.

Horário de funcionamento

O metrô de Nova York é aberto 24 horas por dia, mas nem todas as entradas ficam abertas durante a madrugada.

Indicações de metrô

 Imagine você estar próximo da rua 34. Acha que tem apenas uma estação? Você pode achar a estação da rua 34 com a 10ª avenida, ou 34 com a 7ª avenida, até mesmo estação da rua 34 com a Broadway.

Apesar de próximas, não são interconectadas e em um erro você pode dar uma bela volta errada na cidade. Use os ônibus Crosstown para se deslocar no eixo leste-oeste entre as estações da mesma rua (ruas 14, 23, 34, 42, 57, 66, etc).

Outro ponto para se atentar: atenção ao sentido para embarcar. Quando você ler o nome “Uptown”, o metrô está indo para o norte de Manhattan (sentido Bronx e Queens). Já “Downtown” vai para o sul (sentido Brooklyn).

Mas se pegar o sentido errado, apenas saia na próxima parada e pegue o sentido oposto. Não esqueça também de prestar atenção no número de trem, pois em uma plataforma pode parar mais de uma linha.

Uma dica é baixar o aplicativo de metrô no celular, muito mais intuitivo para dominar as linhas de cor – e disponível para iOS e Android.

Para download clique aqui: IOS e Android

Ele vai ser útil também para identificar rota local e expressa. No mapa das estações, bolinha preta indica rota local (para em toda as estações) e a branca indica tanto local quanto expressa (apenas estações importantes).

Outras indicações de como usar o metrô de Nova York

 Números: Linhas designadas por números tem um percurso reto e fica reservado a um lado de Manhattan (leste ou oeste), com exceção da linha 7.

Letras: Linhas designadas por letras cruzam a ilha em sentido transversal, oferecendo maior oportunidade de baldear a cidade.

Cor: Linhas que acabam por compartilhar boa parte do itinerário são designadas pela mesma cor. Algumas são locais, outras são expressas.

  • Vermelho: Linhas 1, 2, 3 e 7;
  • Verde: Linhas 4, 5 e 6;
  • Azul: Linhas A, C e E;
  • Laranja: Linhas B, D e F;
  • Amarelo: Linhas N, Q, R e W;
  • Cinza: Linha L;

O QUE FAZER EM NOVA YORK DE GRAÇA? 15 PASSEIOS E ATRAÇÕES GRATUITAS EM NOVA YORK.

 Por último, como usar o metrô de Nova York – em valores

As máquinas de venda de bilhete são simples e intuitivas. Touchscreen, basta selecionar a opção “Start”, em inglês ou espanhol, para em seguida escolher um MetroCard, cartão magnético gratuito.

O cartão custa 1 dólar, com direito a uso nos ônibus.

Falando em modalidades, três no caso:

  • Pay Per Ride: recarga do cartão de 5,50 a 80 dólares, sendo descontado 2,75 dólares em cada uso.
  • 7-day unlimited pass: acesso ilimitado durante 7 dias, mas sem passar duas vezes seguidas dentro do tempo de 15-20 minutos. Sai por $32 dólares a recarga.
  • 30-day unlimited pass: mesmo esquema do outro, mas por 30 dias sai por $121

O custo de um único bilhete é de $3,00. Vendido apenas em máquinas de venda automática.

Isso é praticamente tudo que precisa saber sobre como usar o metrô de Nova York. Sempre há mais por descobrir, por isso atenção e use bem do aplicativo.

Posts relacionados: