O Parque Nacional Lençóis Maranhenses é uma vasta área de dunas entre as quais são formados lagos de água da chuva em determinadas épocas do ano. O parque abrange 70 km da costa, estendendo-se 50 km para o interior.

Resultando em lindos lagos azuis que formam um maravilhoso contraste junto com as dunas brancas brilhantes.

Se você conseguir um tempo para viajar para o nordeste e passar alguns dias explorando o local, faça. Você não vai se arrepender.

Não é permitido a entrada de veículos comuns no parque sendo permitido visitar o parque com guias locais que possuem veículos autorizados. Você consegue contratar esses serviços nas duas cidades de entrada ao parque: Barreirinhas e Santo Amaro.

Um ponto de entrada menos explorado é Atins, um pequeno vilarejo de pescadores do município de Barreirinhas.

Barreirinhas Santo Amaro estão localizados em diferentes regiões do parque por isso, caso você consiga ficar mais dias, nós indicamos que você se hospede nas duas cidades para aproveitar melhor a região.

O parque possui várias trilhas e atrações que são acessadas por Barreirinhas ou Santo Amaro.

Quando IR Nos Lençóis Maranhenses

A melhor época para ir é entre a segunda quinzena de  junho e primeira quinzena de setembro, quando os lagos estão cheios e abundantes e o sol é menos intenso. 

Durante a segunda quinzena de setembro você ainda encontra lagos  cheios na região de Santo Amaro.

Além de ser a época em que as cores dos lagos ficam mais bonitas.

Entre janeiro e abril as chuvas são constantes, não sendo indicado visitas. 

Já em maio e na primeira quinzena de junho as chuvas ficam menos constantes, mas o tempo ainda é instável. 

Entre outubro e dezembro grande parte dos lagos ficam secos e o vento aumenta. 

Quantos dias ficar?

O ideal é ficar pelo menos dois dias, para compensar o custo de locomoção. Porém, vocë pode fica até 7 dias explorando a região que ainda terá muitas atrações e passeios para fazer.

Qual cidade base: Santo Amaro ou Barreirinhas?

Barreirinhas

É a mais sofisticada, tendo surgido para atender os visitantes. A cidade tem uma boa quantidade de acomodação e, a partir daqui, é fácil organizar quase todo tipo de passeio pelo parque.

Além disso, fica no Rio Preguiças, que é bom para para praticar remo,  caiaque e explorar os manguezais.

Há uma boa seleção de restaurantes com comidas típicas da região e alguns bares.

Principais atrações e trilhas acessadas por Barreirinhas:

  • Circuito da lagoa Azul 
  • Circuito da lagoa Bonita 
  • Lagoa da esperança 
  • Atins 
  • Canto dos Lençóis 
  • Foz do Rio Negro e lagoa Verde

Santo Amaro

Localizada no lado oposto do parque, ela é menos desenvolvida, mas simples e bastante calma. Ela também possui boas opções de hospedagens e restaurantes.

Santo Amaro é indicado para pessoas que estão procurando um local mais calmo. 

Principais atrações e trilhas acessadas por Santo Amaro:

  • Lagoa da Gaivota – Principal atrativo no município e é considerado a mais bela paisagem do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. 
  • Lagoa da Betânia
  • Praia da Travosa
  • Lagoa das Emendadas 

Como chegar aos Lençóis Maranhenses?

A melhor maneira de chegar até as cidades bases do parque é através do aeroporto de São Luís, capital do estado do Maranhão.

Uma vez na capital, você pode chegar no parque de carro, ônibus ou transportes oferecidos pelas agências de viagem. A viagem para as cidades base dura em torno de quatro horas.

Quase todas os hotéis, pousadas ou albergues providenciam  ou indicam agências que realizam o transporte para Barreirinhas e Santo Amaro. O transporte custa a partir de R$60 por trecho. 

As agências costumam a buscam os turistas nas acomodações pela parte da manhã.

Outra opção é ir até a rodoviária de São Luís e pagar um ônibus da empresa Cisne Branco, eles dispõem de vários horários durante o dia para as cidades de Barreirinhas e Santo Amaro.

Na rodoviária também possui transportes alternativos (vans) que também fazem transporte, principalmente para Barreirinhas.

Você pode comprar a passagem da empresa Cisne Branco clicando aqui.

É importante lembrar que não é permitido entrar na área do parque nacional com carro próprio, a entrada é permitida apenas para veículos credenciados pelo ICMBio.

Serviço que você pode contratar ao chegar em Barreirinhas ou Santo Amaro,

O que fazer nos Lençóis Maranhenses?

A maneira mais fácil (e mais barata) de visitar o parque é por um passeio em um 4×4. Caminhonetes especialmente adaptados que transportam passageiros nas costas sob um toldo, saindo com grupos de até dez. 

Um passeio de um dia custa em torno de R$150.

Eles fazem rotas pré-arranjadas, geralmente parando nos lagos mais cheios naquela época do ano e geralmente incluindo uma refeição em restaurantes a caminho do parque.

Para um itinerário mais personalizado, vale a pena utilizar outros modos de transporte para uma rota mais longa ou para ir às partes menos visitadas do parque. Você pode alugar quadriciclos e seguir com um guia para ir aonde quiser.

Ou, quando o clima é mais frio em junho, julho e agosto, alguns guias conduzem caminhadas de Santo Amaro a Atins ou vice-versa, acampando à noite.

Para evitar o calor do dia, a caminhada começa antes do amanhecer ao luar.

Existem vários outros passeios disponíveis para venda nas cidades de Santo Amaro e Barreirinhas

Para mais informações acesse o Guia do Visitante do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses 

Essas são as principais dicas para conhecer o parque nacional dos Lençóis Maranhenses. Possui alguma dica extra? Conte para a gente nos comentários! 😉

Facebook Comments

Receba dicas para viajar sem crise!

Cashback na reserva de hotel